Startups mudarão o mundo em 2019

Foto/Thinkstock


Por Mariana Fonseca

Estas empresas inovadoras e escaláveis estão transformando 12 tendências em realidade, da computação quântica à resolução de doenças crônicas

Tudo isso parece uma conversa para as próximas décadas, mas já existem negócios inovadores transformando tais tendências em realidade. A empresa de análises CB Insights listou 36 startups que respondem a 12 movimentos que ganharão força no próximo ano.

Eles são: computação quântica com foco em inteligência artificial; inteligência artificial com foco em internet das coisas (IoT); defesa contra a desinformação; policiamento inteligente; administração da dor; extensores de longevidade; matadores de superbactérias; direcionamento inteligente de ondas; tecnologias para veículos; engenharia de ecossistemas; edifícios de consumo zero; e preservação da vida marinha.

Das 36 startups avaliadas, 26 encontram-se nos Estados Unidos. Os outros países que completam a lista são Canadá, Holanda, Índia, Israel e Reino Unido.

Veja, a seguir, quais são as startups que mudarão o mundo em 2019, por setor:

1 – Computação quântica com foco em inteligência artificial

A computação quântica, uma aplicação dos princípios da mecânica quântica à computação, pode aumentar a velocidade e a quantidade de processamento das máquinas. Com isso, a computação quântica pode impulsionar a inteligência artificial a possuir algoritmos ainda mais poderosos.

Algumas startups que trabalham com a “quantum AI” são Qindom (Canadá, 2 milhões de dólares em aportes), Xanadu (Canadá, 6,9 milhões de dólares) e ZapataComputing (Estados Unidos, 5,4 milhões de dólares). Elas trabalham com a inteligência artificial para, por exemplo, fazer análises de mercado financeiro, logística, química e saúde.

2 – Inteligência artificial com foco em internet das coisas (IoT)

Uma inteligência artificial mais bem desenvolvida pode melhorar a performance de equipamentos que façam uso da internet das coisas, ou IoT. Com a inteligência artificial, objetos físicos podem coletar e transmitir dados a partir de uma banda larga e de um tempo de demora menores, de acordo com o CB Insights.

Algumas startups que trabalham com a IA focada em internet das coisas são Kneron (Estados Unidos, 28 milhões de dólares em investimentos), Swim (Estados Unidos, 10 milhões de dólares) e Syntiant (Estados Unidos, 30 milhões de dólares). Elas desenvolvem soluções para equipamentos de localização, monitoramento nas cidades, vigilância e até reconhecimento de comportamentos e emoções.

3 – Defesa contra a desinformação

Já existem startups focadas apenas no combate às notícias falsas (fake news) e identificação de campanhas publicitárias. Segundo um estudo do Pew Research Center reproduzido pelo CB Insights, 64% dos americanos acham que histórias fabricadas causam confusão na hora de se informar sobre fatos diários.

Algumas startups que trabalham na defesa contra a desinformação são AdVerif.ai (Israel, sem investimento revelado), AI Foundation (Estados Unidos, 10 milhões de dólares em investimentos) e New Knowledge (Estados Unidos, 13 milhões de dólares).

Elas trabalham, respectivamente, com verificação e moderação de conteúdo para profissionais de publicidade; checagem de conteúdos digitais enganosos; e proteção de marcas empresariais contra campanhas de desinformação.

4 – Policiamento inteligente

O policiamento inteligente pode ajudar a polícia na hora de investigar e compreender casos, além de promover a colaboração entre diversos departamentos de segurança. A tecnologia pode ser usada para análises forenses, treinamento, compartilhamento de informações e construção de comunidades.

Algumas startups que trabalham com policiamento inteligente Elucd (Estados Unidos, 1 milhão de dólares em investimentos), Magnet Forensics (Canadá, sem investimento revelado) e Mark43 (Estados Unidos, 78 milhões de dólares em investimentos).

A Elucd monitora quanto os moradores de uma região se sentem seguros e aprovam o cumprimento das leis; a Magnet Forensics desenvolve um software que recupera evidências de smartphones, computadores e tablets; e a Mark43 possui um software de gestão que reduz trabalhos administrativos e facilita o compartilhamento de informações por departamentos de polícia nacionais.

5 – Administração da dor

Novas terapias e medicamentos podem aliviar dores agudas ou crônicas, reduzindo a dependência em medicamentos opioides. Nos Estados Unidos, 46 pessoas morrem por dia devido à overdose por opioides prescritos.

Algumas startups que atuam na administração da dor são Centrexion Therapeutics (Estados Unidos, 136 milhões de dólares em investimentos), Kineta (Estados Unidos, 76 milhões de dólares) e Myoscience (Estados Unidos, 146 milhões de dólares).

6 – Extensores de longevidade

Ainda sobre saúde, as startups estão de olho no uso da inteligência artificial para combater o envelhecimento e doenças relacionadas.

Algumas startups que querem ser “extensores de longevidade” são AgeX Therapeutics (Estados Unidos, 16 milhões de dólares em investimentos), Ichor Therapeutics (Estados Unidos, 1 milhão de dólares) e Juvenescence AI (Reino Unido, 65 milhões de dólares).

Esses negócios inovadores focam em, por exemplo, imortalidade de células, biologia regenerativa, alterações nas mitocôndrias e intervenções terapêuticas.

7 – Matadores de superbactérias

Chamadas pelo CB Insights de Superbug Killers, ou “matadoras de super insetos”, as startups nessa categoria querem combater o crescimento de superbactérias, resistentes aos antibióticos comuns.

Algumas startups que querem se tornar matadoras de superbactérias são Adaptive Phage Therapeutics (Estados Unidos, 2 milhões de dólares), BugWorks Research (Índia, 13 milhões de dólares) e MicuRx (Estados Unidos, 110 milhões de dólares em investimentos). Elas fazem uso de terapias ou do desenvolvimento de medicamentos mais eficazes.

8 – Direcionamento inteligente de ondas

Aplicações de direcionamento inteligente de ondas podem melhorar a conectividade de celulares, equipamentos dotados de internet das coisas e radares, por exemplo. Algumas áreas que se beneficiam do direcionamento inteligente são segurança, telecomunicações e transportes.

Algumas startups que atuam no direcionamento inteligente de ondas são Echodyne (Estados Unidos, 44 milhões de dólares em investimentos), Metawave (Estados Unidos, 17 milhões de dólares em investimentos) e Pivotal Commware (Estados Unidos, 32 milhões de dólares em investimentos).

9 – Tecnologias para veículos

As tecnologias vehicle to everything, ou V2X, fazem com que automóveis possam ser mais inteligentes e seguros ao expandirem sua capacidade de ver, ouvir e comunicar comandos. As tecnologias podem ser de veículo para veículo (por exemplo, detectar uma ambulância), de veículo para pedestre (detectar um pedestre), de veículo para rede (detectar um congestionamento) ou de veículo para infraestrutura (detectar um sinal vermelho).

Algumas startups que trabalham com tecnologia para veículos são Autotalks (Israel, 65 milhões de dólares em investimentos), Kymeta (Estados Unidos, 218 milhões de dólares) e Savari (Estados Unidos, 20 milhões de dólares).

10 – Engenharia de ecossistemas

A tecnologia já está sendo usada para lidar com as consequências da degradação ambiental. No lugar de trabalhar contra a natureza, os negócios inovadores trabalham em colaboração com o meio ambiente por meio da coleta de dados.

Algumas startups no ramo de engenharia de ecossistemas são Aclima (Estados Unidos, 24 milhões de dólares em investimentos), DroneSeed (Estados Unidos, 5 milhões de dólares) e Pivot Bio (Estados Unidos, 87 milhões de dólares). Elas trabalham, respectivamente, com monitoramento da natureza, semeadura de precisão e corte da emissão de nitrogênio por meio de soluções microbiais.

11 – Edifícios de consumo zero

Outros negócios inovadores focam em transformar as cidades inteligentes em estações de produção de energia limpa, com benefícios ambientais e econômicos.

Algumas startups que atuam nos edifícios de consumo zero de energia são Blueprint Power (Estados Unidos, 4 milhões de dólares em investimentos), Packetized Energy (Estados Unidos, 2 milhões de dólares) e UbiQD (Estados Unidos, 2 milhões de dólares).

12 – Preservação da vida marinha

Por fim, já existem negócios inovadores focados em preservar as espécies que habitam os oceanos e protegê-las de ameaças como poluição por plásticos e pesca predatória.

Algumas startups que atuam na preservação da vida marinha são NovoNutrients (Estados Unidos, 10 milhões de dólares em investimentos), The Ocean Cleanup (Holanda, 22 milhões de dólares) e SafetyNet Technologies (Reino Unido, sem investimento revelado).

Elas atuam, respectivamente, com transformação de gás carbônico em alimentos para peixes; em equipamentos luminosos que ajudam na seleção dos peixes por pescadores; e em tecnologias para extração de plástico dos mares.

Fonte: Exame Abril Online

O QUE ESTUDAR PARA O ENEM 2018

ENEM 2018

Veja a seguir as matérias mais cobradas por área e disciplina no Enem 2018. Lembrando que este é um parâmetro com base nas questões cobradas nas últimas edições. Assim como alguns assuntos apareceram nas questões em todas as edições, alguns não foram cobrados em nenhuma.

LINGUAGENS

Português

  • Semântica;
  • Funções de linguagem;
  • Gramática;
  • Interpretação e compreensão de texto;
  • Norma culta e coloquial;
  • Morfologia;
  • Sintaxe;
  • Linguística;
  • Gêneros textuais.

Literatura

  • Movimentos literários — barroco, quinhentismo, modernismo, naturalismo/ realismo;
  • Figuras de linguagem;
  • Obras literárias — principalmente as brasileiras;
  • Poesias concretas;
  • Literatura contemporânea.

Artes e Educação Física

  • Obras artísticas;
  • Renascimento;
  • Cubismo;
  • Artes Marciais;
  • Surrealismo;
  • Música;
  • Grafite;
  • Esportes;
  • Movimentos culturais;
  • Movimentos artísticos.

CIÊNCIAS HUMANAS

História Geral

  • Revolução industrial;
  • Idade média e moderna;
  • Liberalismo;
  • Primeira e Segunda Guerra Mundial;
  • Nazismo e Fascismo;
  • Guerra Fria.

História do Brasil

  • Brasil colônia;
  • República;
  • Era Vargas;
  • Era populista;
  • Escravidão;
  • Ditadura Militar.

Geografia

  • Planos e blocos econômicos;
  • Geopolítica mundial;
  • Agricultura brasileira;
  • Contrastes sociais;
  • Desenvolvimento humano e social;
  • Migrações;
  • Impactos no Meio Ambiente.

Filosofia/ Sociologia

  • Iluminismo;
  • Consequências da globalização;
  • Existencialismo;
  • Contratualismo;
  • Marxismo;
  • Cultura de massa;
  • Relações de trabalho;
  • Movimentos sociais;
  • Pensadores da Grécia antiga;
  • Fé x Razão — São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Física

  • Usinas e instalações residenciais;
  • Óptica;
  • Ondas;
  • Hidrostática
  • Eletricidade;
  • Calorimetria;
  • Mecânica;
  • Acústica.

Química

  • Estequiometria;
  • Unidades de concentração;
  • pH e pOH;
  • Radioatividade;
  • Cadeias carbônicas;
  • Eletroquímica;
  • Soluções;
  • Oxidação.

Biologia

  • Problemas ambientais;
  • Ecologia e Sustentabilidade;
  • Imunização;
  • Problemas ambientais;
  • Evolução;
  • Ciclos do carbono, nitrogênio e água;
  • Genética e mutações;

Matemática

  • Operações com frações;
  • Análise combinatória;
  • Porcentagem;
  • Matemática básica;
  • Análise de gráficos;
  • Análise de tabelas;
  • Estatística básica;
  • Progressões (PA e PG).

REDAÇÃO

Conhecer os assuntos mais cobrados nas edições passadas para estudar para o Enem 2018 é muito importante. Mas, se preparar para fazer uma redação nota mil também é. Por isso, separamos algumas dicas para se sair bem nesta prova que é uma das mais temidas pelos estudantes.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Um dos pré-requisitos para fazer uma boa redação no Enem é conhecer o tema. E isso, você só consegue se estiver antenado nos assuntos mais comentados do momento. Leia as últimas notícias e aprofunde-se naquelas mais polêmicas.

PRATIQUE

É aquela velha história: a prática leva à perfeição. Para fazer um texto incrível, além de estar por dentro do assunto, você deve saber o que é e como fazer um texto argumentativo. E isso se aprende treinando.

Faça redações sobre os temas das edições passadas e peça para seus professores corrigirem. Aproveite os erros e aprenda com eles. Fazendo isso, você aumenta as chances de chegar afiando no dia da prova.

NÃO FUJA DO TEMA

A maioria dos estudantes que se deram mal nas redações do Enem cometeu o erro de fugir do tema. Para que isso não aconteça, concentre-se na ideia central que o texto deve abordar, use e abuse dos conectivos e siga a estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.

RESPEITE O FORMATO DA REDAÇÃO

Desde a primeira edição do Enem, o formato da redação é dissertativo-argumentativo. Isso significa que você deve escrever seu texto seguindo essa proposta. Por isso, nada de contar histórias, fazer descrições ou textos poéticos. Siga a estrutura recomendada e não correrá o risco de ter sua redação anulada.

Além de seguir as dicas acima, estude os seguintes tópicos para a redação do Enem 2018:

  • Argumentação — conhecimento sobre o assunto abordado;
  • Norma culta da língua — português formal;
  • Compreensão do tema — Jamais deve fugir do tema proposto;
  • Coesão — o texto deve fazer sentido;
  • Solução — o texto deve apresentar uma proposta ao tema abordado.

Agora que você já sabe quais os assuntos e matérias mais indicados para estudar para o Enem 2018 e as dicas para uma redação nota mil, é só começar a maratona de estudos. Quanto antes você iniciar, maiores são as chances de vencer a concorrência e garantir uma boa nota.

 

Fonte: foconoenem.com

Enem 2018

A prova do Enem 2018 será realizada em dois domingos consecutivos – dias 4 e 11 de novembro.

No primeiro domingo os candidatos farão as provas de Ciências Humanas 45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol, a depender do que o candidato escolheu no momento da inscrição), além da redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo).

No segundo domingo é a vez das provas de Ciências da Natureza (45 questões de biologia, química e física) e Matemática (45 questões).

Com esse espaço de uma semana entre a primeira e a segunda prova, os candidatos poderão descansar, analisar o que funcionou em sua estratégia e revisar o conteúdo.

Mas é preciso tomar cuidado para que esse tempo não gere ainda mais ansiedade.

“O ideal, na semana entre as provas, é fazer uma revisão leve dos conteúdos mais frequentes nas provas de Matemática e Ciências da Natureza. Nada de desespero, nada de tentar tirar o atraso e ler a apostila inteira. Recomendamos que o estudante revise apenas os principais tópicos e resolva questões de anos anteriores”, recomenda Tony Manzi, professor de biologia e diretor do curso Maximize.

Fique ligado!

  • Caderno personalizado:Os cadernos de prova serão personalizados, com o nome e o número de inscrição do candidato impressos na capa, juntamente com o cartão de resposta, encartado na prova. Segundo o MEC, a medida é para aumentar a segurança do exame. Os quatro cadernos de cores diferentes serão mantidos.

 

  • Certificação: O exame não serve mais para obter o certificado do Ensino Médio. Essa função passará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 

  • Isenção da taxa: O MEC será mais rigoroso em relação às isenções de taxa para evitar fraudes. Quem solicita isenção por ter registro no CadÚnico, o banco de dados do governo federal para pessoas em situação de carência socioeconômica, deverá informar o Número de Identificação Social (NIS) no ato da inscrição. Caso um estudante isento da taxa não compareça ao exame, só poderá utilizar o benefício no ano seguinte caso comprove a ausência por meio de documento oficial ou atestado médico.

 

  • Notas das escolas: O resultado do Enem por escola, a partir das médias dos estudantes no exame, não será mais divulgado. Esse resultado costumava servir de base para a elaboração de ranking de qualidade das escolas. Segundo o MEC, o Enem foi concebido para avaliar estudantes do Ensino Médio e não escolas.

Calendário do Enem 2018

Enem 2018
2 a 15 de abril Pedido de isenção e justificativa de falta
23 de abril Resultado da solicitação de isenção
7 a 18 de maio Inscrições
Até 23 de maio (horário bancário) Pagamento da taxa de inscrição
28 de maio a 3 de junho Solicitação de atendimento pelo nome social
13 de outubro Confirmação do local de prova
4 e 11 de novembro Provas
14 de novembro Gabarito oficial
17 de janeiro de 2019 Divulgação dos resultados

Fonte: Grupo Saraiva

App para currículo? Ele pode ajudá-lo!

As empresas tem se modernizado ao longo dos últimos anos, a maioria das empresas não recebem mais currículos impressos em papel, dentro de uma envelope, bonitinho. A maioria delas já utiliza plataformas de recrutamento, ou soluções mais simples como e-mail, dando preferência para os modelos de currículos digitais. Desta forma surgiu o App para currículo para facilitar a vida das pessoas.

Você provavelmente deve ter observado na sociedade como os telefones celulares estão mais presentes na vida das pessoas. Inseridos em seu cotidiano, sendo quase como uma extensão de seu eu. E como tem aumentado, não é mesmo?

Se voltarmos há alguns anos atrás, não precisamos ir muito longe, vamos dizer, 5 anos atrás, mais precisamente em 2013. Pense, sua vózinha tinha um smartphone naquela época? Se sim, é sinal que sua avó era bem moderna. Agora voltando para 2018, se fizer esta mesma análise, pode ser que sua avó tenha um hoje. Isso já é uma situação presente na maioria das famílias brasileiras atualmente.

No mesmo ritmo em que as pessoas foram se adaptando, as empresas e organizações, também. Elas tem se inserido cada vez mais neste meio e se adaptando a esse movimento tecnológico. E não faz sentido as empresas se atualizarem e continuarem fazendo as coisas da mesma forma. Assim as plataformas de recrutamento ONLINE começaram a ser mais utilizadas e vistas pelas empresas como um meio de ampliação de buscas e se feita com planejamento elas podem representar uma redução de custo no processo seletivo, justamente pelo amplo alcance que se permite ter.

Se adequando aos novos hábitos das pessoas, unindo às novas formas de recrutamento, nasceu a proposta destes aplicativos para criar seu currículo que veremos a seguir. Já viu sobre as mudanças que podem ocorrer no modelo de currículo?

App para Currículo

Existem alguns aplicativos, mas aqui vamos mostrar os 3 mais bem avaliados na Google Play. Ambos são gratuitos e fáceis de preencher e utilizar, eles possuem a opção de enviar o currículo criado ou salva-lo em PDF. Todos estão disponíveis para plataformas  a partir do Android 4.0. Conheça esses Apps.

1 – Curriculum Grátis

Este App para currículo foi desenvolvido pela MMS APP, o intuito é que seja fácil preencher, possuí uma interface clara e simples de mexer. Para baixar na Google Play acesse aqui.

2 – Curriculum Vitae App Gratuitos

Este App foi criado pela 23apps.com e monta currículos com um design diferenciado, bem modernos e permite inserir logos das empresas que já trabalhou ou trabalha. A intenção é conquistar pela aparência. Possui uma interface bem simples para inserir seus dados pessoais e profissionais. Para baixar na Google Play acesse aqui.

3 – Construtor de Currículo

Este App é do mesmo desenvolvedor do Resume Builder App, outro App para currículo, mas em linguagem exclusivamente inglesa. Este oferece compras no aplicativo e assim como os demais também é bem fácil de utilizar e possui diversos modelos para sua escolha. Para baixar na Google Play acesse aqui.

Desejamos sucesso em sua jornada!

 

 

Fonte: estágio online

VAGAS REMANESCENTES FIES SEGUNDO SEMESTRE 2018

Está disponível o edital com o cronograma e todas as regras para o preenchimento das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2018, com início a partir de 24 de setembro até as 23h59 de 9 de novembro (horário de Brasília), observada a condição do estudante em cada período previsto pelo edital da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Poderão concorrer às vagas remanescentes os candidatos que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, obtido nota mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

No calendário de inscrições, conforme previsto em edital, será dada prioridade aos candidatos que participaram do processo seletivo regular do Fies do segundo semestre de 2018 e se inscreveram em cursos em que não houve formação de turma no período inicial. Posteriormente, serão concedidos prazos para os candidatos ingressantes e já matriculados na instituição.

Após a realização da inscrição, os candidatos terão um prazo dois dias úteis para complementação das informações requeridas pelo Fies Seleção e, em seguida, três dias úteis para comparecimento à instituição para validação das informações inseridas na inscrição. Após, os candidatos poderão comparecer ao Banco para contratação do financiamento.

 

Fonte: Mec

EXPO CIEE 2018

Sobre a EXPO CIEE

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2018, acontecerá a maior feira estudantil da América Latina EXPO CIEE, que em São José dos Campos realizará sua primeira edição no Centro de Formação do Educador – CEFE.

A feira teve início em 1997 em São Paulo, e desde então vem se expandindo pelo Brasil como Goiás, Ceará, Sorocaba e São José dos Campos.

Em São José, a feira contará com mais de 20 expositores e tem entrada gratuita, para participar é obrigatória a inscrição no evento, o visitante que levar a credencial impressa terá acesso rápido a feira.

Haverá também um balcão de credenciamento para quem não conseguir levar a credencial impresso ou efetuar a inscrição, basta apresentar um documento de identificação (RG e CPF) na recepção.

Nos 2 dias de eventos, a feira estará aberta entre as 10h as 18h e contará com palestras, informações sobre vagas de estágio e aprendizagem, arena de jogos e show.

A EXPO CIEE tem como objetivo ampliar a visão dos jovens sobre crescimento profissional e inclusão no mercado de trabalho. A feira tem como foco a educação, capacitação, orientação e direcionamento profissional voltado ao público jovem.

 

Serviço:
1ª Feira do Estudante – Expo CIEE 2018
Data: 28 e 29 de setembro (das 10h às 18h)
Endereço: Centro de Formação do Educador – CEFE ( Av. Olívio Gomes, 250 – Santana, São José dos Campos – SP)
Cadastro prévio obrigatório: www.ciee.org.br

 

Sobre o CIEE

Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.

O CIEE é uma entidade com muita experiência para compartilhar. São 54 anos de pioneirismo e dedicação ao futuro da juventude.

Inscrições para o ProUni se encerram na sexta

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começaram na terça-feira e vão até sexta (29). As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na página do programa.

ProUni oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Ao todo, neste processo seletivo, serão ofertadas 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições. As bolsas são para o segundo semestre. Para se candidatar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, ter alcançado no mínimo 450 pontos de média e ter tido nota superior a zero na redação.

Quem pode participar?

Além disso, só podem participar alunos brasileiros sem curso superior e que tenham feito o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada, na condição de bolsista, ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública também podem tentar uma bolsa.

O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Quem conseguir uma bolsa parcial e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para completar o valor.

Inscrições

Na hora da inscrição, o candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar o curso e a instituição de ensino. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Uma vez por dia, o sistema do Prouni calcula a nota de corte, que é a menor para ficar entre os potencialmente pré-selecionados de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

Ministério da Educação (MEC) esclarece que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada.

A primeira nota de corte será divulgada amanhã (27). Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis também na página do ProUni, a partir do dia 2 de julho para a primeira chamada, e 16 de julho para a segunda.

 

Fonte: Veja

Fórmulas e atalhos no Excel que vão facilitar sua vida

Fórmulas no Excel sempre foram o bicho de sete cabeças para você?

Antes de tudo, saiba que você não precisa ser um Expert no Excel para aprender fórmulas. O Excel possui centenas de fórmulas, atalhos e funções que nenhum expert consegue lembrar 100% de todas as fórmulas de cabeça.

O principal objetivo que você deve ter em mente ao querer aprender atalhos no Excel é para automatizar o seu trabalho e deixar seu trabalho mais eficiente, ou seja, fazer mais em menos tempo.

Aprender a criar fórmulas no Excel vão fazer com que você seja um profissional mais produtivo.

Para te ajudar, separamos 23 fórmulas e atalhos que vão tornar sua experiência de uso do Excel mais simples e eficaz:

Fórmulas básicas

As primeiras fórmulas aprendidas na escola são as de adição, subtração, multiplicação e divisão. No Excel não é diferente.

Cálculo

Fórmula

Explicação

Exemplo

Adição =SOMA(célulaX;célula Y) Para aplicar a fórmula de soma você precisa, apenas, selecionar as células que estarão envolvidas na adição, incluindo a sequência no campo superior do programa junto com o símbolo de igual (=) =SOMA(A1;A2).Dica: Sempre separe a indicação das células com ponto e vírgula (;). Dessa forma, mesmo as que estiverem em localizações distantes serão consideradas na adição
Subtração =(célulaX-célulaY) Segue a mesma lógica da adição, mas dessa vez você usa o sinal correspondente a conta que será feita (-) no lugar do ponto e vírgula (;), e retira a palavra “soma” da função =(A1-A2)
Multiplicação = (célulaX*célulaY) Use o asterisco (*) para indicar o símbolo de multiplicação = (A1*A2)
Divisão =(célulaX/célulaY) A divisão se dá com a barra de divisão (/) entre as células e sem palavra antes da função =(A1/A2)

Fórmulas bastante requisitadas

Outros algoritmos que são bastante importantes nas planilhas são aquelas que mostram valores de média, máxima e mínimo. Mas para usar essas funções, você precisa estabelecer um grupo de células.

Cálculo

Fórmula

Explicação

Exemplo

Média =MEDIA(célula X:célulaY) Você deve usar a palavra “media” antes das células indicadas, que são sempre separadas por dois pontos (:) e representam o grupo total que você precisa calcular =MEDIA(A1:A10)
Máxima =MAX(célula X:célulaY) Segue a mesma lógica, mas usa a palavra “max” =MAX(A1:A10)
Mínima =MIN(célula X:célulaY) Dessa vez, use a expressão “min” =MIN(A1:A10)

Função Se

Essa função trata das condições de valores solicitados. Para que entenda, se você trabalhar em uma loja que precisa saber se os produtos ainda estão no estoque ou precisam de mais unidades, essa é uma excelente ferramenta. Veja por que:

Cálculo

Fórmula

Exemplo

Função Se =se(célulaX<=0 ; “O que precisa saber 1” ; “o que precisa saber 2”) =se(B1<=0 ; “a ser enviado” ; “no estoque”)
Essa linguagem diz ao Excel que se o conteúdo da célula B1 é menor ou igual a zero ele deve exibir a mensagem “a ser enviado” na célula que contem a fórmula.Caso o conteúdo seja maior que zero, a mensagem que aparecerá é “no estoque”

Teclas de atalho

Não tem nada que faz você economizar mais tempo do que usar a combinação de teclas do teclado como atalho. E no Excel diversas funções podem ser controladas dessa forma. Abaixo estão as mais requisitadas.

Fórmula

Explicação

CTRL + ( Para visualizar dados que não estão próximos, você pode usar a opção de ocultar células e colunas.

Usando esse comando você fará com que as linhas correspondentes à seleção sejam ocultadas.

Para que aquilo que você ocultou reapareça, selecione uma célula da linha anterior e uma da próxima e depois tecle CTRL + SHIFT + (

CTRL + ) Atalho igual ao anterior, mas oculta colunas e não linhas
CTRL + SHIFT + $ Atalho para aplicar a conteúdos monetários o formato de moeda.

Ele coloca o símbolo desejado (por exemplo, R$) no número, além de duas casas decimais

CTRL + SHIFT + Asterisco (*) Para selecionar dados que estão envolta da célula atualmente ativa. Caso existam células vazias no meio dessas informações, elas também serão selecionadas
CTRL + Sinal de adição (+) Para inserir células, linhas ou colunas no meio dos dados
CTRL + Sinal de subtração (-) Para excluir células, linhas ou colunas inteiras
CTRL + D Quando você precisar que todas as células de determinada linha tenham o mesmo valor, use esse comando. Por exemplo: o número 2574 está na célula A1 e você quer que ele se repita até a linha 20.

Selecione da célula A1 até a A20 e pressione o comando. Todas as células serão preenchidas com o mesmo número

CTRL + R Igual ao comando acima, mas para preenchimento de colunas
CTRL + ALT + V O comando “colar valores” faz com que somente os valores das células copiadas apareçam, sem qualquer formatação.
CTRL + PAGE DOWN Muda para a próxima planilha da sua pasta de trabalho
CTRL + PAGE UP Similar ao anterior, mas muda para a planilha anterior
CTRL+SHIFT+& Aplica o contorno às células selecionadas
CTRL+SHIFT+_ Remove o contorno das células selecionadas
CTRL+SHIFT+Sinal de porcentagem (%) Aplica o formato porcentagem sem casas decimais
CTRL+SHIFT+ Sinal de cerquilha (#) Inclui no arquivo data com dia, mês e ano
CTRL+SHIFT+ Sinal de arroba (@) Inclui no arquivo hora com a hora e minutos, AM ou PM
Fonte: Portal Educação

EXPO ETEP está com inscrições abertas

Com o tema “Projete seu futuro com tecnologia e inovação”, acontece nos dias 16 a 18 de novembro, a 24ª EXPO ETEP. Tradicional feira de projetos inovadores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e idealizada por alunos dos cursos médio, técnico, graduação e pós-graduação da ETEP Faculdades, a feira tem como objetivo promover inovações aplicáveis em diversas áreas do mercado atual de trabalho.

A EXPO ETEP contará com palestras simultâneas voltadas para Negócios, Empregabilidade, Educação e Tecnologia. Além da exposição de projetos, painéis, campeonatos, torneios, mesas de discussão.

Segundo a coordenadora de Extensão da ETEP, a EXPO “é considerada vitrine de nossos projetos acadêmicos, permitindo uma conexão entre o âmbito acadêmico e empresarial, onde a tecnologia e inovação são utilizadas de maneira prática e aplicadas nas diversas áreas de conhecimento”.

Durante a EXPO acontece também o final do EmpreendETEP, um torneio interno de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que visa estimular o lado empreendedor dos participantes e fortalecer a ideia elaborada pelos alunos.

A EXPO ETEP será realizada nos dias nas unidades da ETEP Faculdades das cidades de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté.

O Evento é gratuito e aberto ao público, mas é necessário inscrição prévia, por atividade e por Unidade Etep.

Para saber mais sobre o evento e realizar sua inscrição, confira os links abaixo.

Unidade Esplanada
Programação | Inscreva-se

Unidade CGN
Programação | Inscreva-se

Unidade Jacareí
Programação | Inscreva-se

ETEP realiza 2º Torneio de TCCs, o EmpreendETEP com objetivo de lapidar os melhores trabalhos e orientar alunos a transformá-los em cases de sucesso no mercado de trabalho

Estudantes da ETEP Faculdades recém-formados e que já estão na fase final da graduação, podem receber apoio necessário para tirar a ideia do papel e transformá-la em realidade. Esse é o objetivo do EmpreendETEP, um torneio interno de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que visa estimular o lado empreendedor dos participantes e fortalecer a ideia elaborada pelos alunos.

O EmpreendETEP já está em sua segunda edição e é idealizado pela instituição, o Núcleo de Projetos, Empreendedorismo e Inovação da faculdade (NPEIETEP), a profa. Mariana Oliveira e os próprios alunos, que participam ativamente da construção do evento. “O desenvolvimento de competências empreenderas já é uma premissa recorrente em diversos projetos do NPEIETEP. O EmpreendETEP, em especial, demonstra como as inovações promovidas pela instituição pode extrapolar os limites do mundo acadêmico e auxiliar o aluno na sua inserção no mercado de trabalho e em sua carreira”, afirma a profa. Mariana.

O desenvolvimento das competências empreendedoras que vem sendo desenvolvidas através de diferentes projetos promovidos pelo NPEI. O #EMPREENDETEP é um projeto que demonstra como as inovações promovida na instituição pode romper a mundo acadêmico e ir para i mercado em formato de opção de carreira para o aluno.

O cronograma da competição compreende a seleção, por meio de uma banca avaliadora, dos 25 melhores projetos inscritos e a participação dos seus autores em um ciclo de workshops e palestras mercadológicas. Estão programadas, por exemplo, orientações de “BMC (Canvas)”, ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios; “Pitch”, ferramenta usada pelos empreendedores para ‘vender’ o projeto para potenciais investidores e também uma palestra sobre inovação.

Ao final deste ciclo, serão escolhidos três vencedores que serão premiados com uma pré-incubação no Parque Tecnológico de São José dos Campos, além de curso, mentoria e consultoria para que possam aprimorar o projeto, visando sua inserção no mercado.

Inscrições abertas até 29 de outubro através do link: https://goo.gl/FTcSAQ