Enem 2018

A prova do Enem 2018 será realizada em dois domingos consecutivos – dias 4 e 11 de novembro.

No primeiro domingo os candidatos farão as provas de Ciências Humanas 45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol, a depender do que o candidato escolheu no momento da inscrição), além da redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo).

No segundo domingo é a vez das provas de Ciências da Natureza (45 questões de biologia, química e física) e Matemática (45 questões).

Com esse espaço de uma semana entre a primeira e a segunda prova, os candidatos poderão descansar, analisar o que funcionou em sua estratégia e revisar o conteúdo.

Mas é preciso tomar cuidado para que esse tempo não gere ainda mais ansiedade.

“O ideal, na semana entre as provas, é fazer uma revisão leve dos conteúdos mais frequentes nas provas de Matemática e Ciências da Natureza. Nada de desespero, nada de tentar tirar o atraso e ler a apostila inteira. Recomendamos que o estudante revise apenas os principais tópicos e resolva questões de anos anteriores”, recomenda Tony Manzi, professor de biologia e diretor do curso Maximize.

Fique ligado!

• Caderno personalizado:Os cadernos de prova serão personalizados, com o nome e o número de inscrição do candidato impressos na capa, juntamente com o cartão de resposta, encartado na prova. Segundo o MEC, a medida é para aumentar a segurança do exame. Os quatro cadernos de cores diferentes serão mantidos.

• Certificação: O exame não serve mais para obter o certificado do Ensino Médio. Essa função passará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

• Isenção da taxa: O MEC será mais rigoroso em relação às isenções de taxa para evitar fraudes. Quem solicita isenção por ter registro no CadÚnico, o banco de dados do governo federal para pessoas em situação de carência socioeconômica, deverá informar o Número de Identificação Social (NIS) no ato da inscrição. Caso um estudante isento da taxa não compareça ao exame, só poderá utilizar o benefício no ano seguinte caso comprove a ausência por meio de documento oficial ou atestado médico.

• Notas das escolas: O resultado do Enem por escola, a partir das médias dos estudantes no exame, não será mais divulgado. Esse resultado costumava servir de base para a elaboração de ranking de qualidade das escolas. Segundo o MEC, o Enem foi concebido para avaliar estudantes do Ensino Médio e não escolas.

Calendário do Enem 2018

Enem 2018
2 a 15 de abril Pedido de isenção e justificativa de falta
23 de abril Resultado da solicitação de isenção
7 a 18 de maio Inscrições
Até 23 de maio (horário bancário) Pagamento da taxa de inscrição
28 de maio a 3 de junho Solicitação de atendimento pelo nome social
13 de outubro Confirmação do local de prova
4 e 11 de novembro Provas
14 de novembro Gabarito oficial
17 de janeiro de 2019 Divulgação dos resultados

Fonte: Grupo Saraiva

Conheça nossos cursos

nossos
cursos

Pós-

Técnicos

Livres

• Preencha os dados abaixo e receba nossa newsletter com as últimas novidades.