Entre os dias 16 e 18 de novembro acontece, em todas as unidades da ETEP, a 24ª edição da Expo ETEP. Com o tema “Projete seu futuro com tecnologia e inovação”, o já tradicional evento apresenta projetos desenvolvidos por alunos dos cursos médio técnico, graduação e de pós-graduação. O evento é gratuito e aberto ao público, mas é necessária inscrição prévia por atividade e por unidade.

O histórico da feira remete a projetos promissores, inovadores e que podem ser aplicados em diversas áreas do mercado. Este ano, serão mais de 50 projetos em exposição e, dentre esses, muitos foram pensados com intuito de inclusão social e resolução de problemas.

Um exemplo é um ‘ponto de ônibus inteligente e interativo’ criado por alunos do curso técnico de Mecatrônica. A ideia é beneficiar tanto o deficiente visual, que pode ouvir através de um autofalante qual a linha de ônibus que se aproxima, numa distância mínima de 50m, quanto o deficiente auditivo, que pode visualizar em uma tela as informações sobre as linhas. Ainda na parte de inclusão social, vale destacar um grupo de alunos do ensino médio técnico que criou um dispositivo automático e portátil de leitura em braille.

Além desses, há também o “Fast Freeze”, um eletrodoméstico de resfriamento rápido que, através do uso de tecnologia especifica, resfria latas de bebidas em poucos segundos; um sistema de produção hidropônica para plantações, que promete reduzir o gasto de água, trabalhando com ciclos de irrigações; uma bicicleta elétrica movida a energia solar; um adaptador auxiliar mecanoterápico para tratamento e reabilitação de cães e gatos; um extrator de suco de laranja; uma máquina automática de chinelos, dentre muitos outros.

“A feira já se tornou uma vitrine para que a comunidade em geral e para que empresários da região conheçam o trabalho e talento dos nossos alunos”, afirma a coordenadora de extensão da ETEP, Débora Souza. “Muitos dos trabalhos que serão apresentados têm alto índice de inovação, podem ser patenteados ou até mesmo incorporados por empresas que tenham interesse”, explica a coordenadora.Além das exposições dos projetos, o evento traz ainda palestras simultâneas voltadas para negócios, empregabilidade, educação e tecnologia e também painéis, campeonatos, torneios e mesas de discussão.

Durante a Expo acontece a final do EmpreendETEP, um torneio interno de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que visa estimular o lado empreendedor dos participantes e fortalecer a ideia elaborada pelos alunos. A programação completa está disponível no site da ETEP, onde também é possível realizar a inscrição prévia para as atividades.

EXPO ETEP 2017

16 A 18 DE NOVEMBRO
ETEP Faculdades: Jacareí, unidades Esplanada e CGN – Centro de Gestao e Negócios, em São José dos Campos e Taubaté.
Horários: Quinta-feira e sexta-feira das 9h às 21h. Sábado – das 9h ao 12h.

Clique aqui e inscreva-se