Instigados a desenvolver projetos de uma forma diferente, através da disciplina de Tópicos Especiais de Engenharia, 103 alunos dos cursos de Engenharia da ETEP Faculdades Esplanada, criaram 36 brinquedos lúdicos e educativos que serão doados para um hospital infantil e para uma escola pública.

A proposta do projeto, era que os alunos projetassem brinquedos educativos utilizando os conhecimentos absorvidos durante o curso de engenharia, usando ferramentas como softwares de desenho para elaboração das peças. Pesquisas na internet das normas técnicas, e também determinar qual tipo de material a ser utilizado, dimensionamento e fabricação das peças, determinação de qualidade da tinta para pintura e montagem final, regras de como montar e/ou utilizar o brinquedo criado.

“Através do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de refletir e agir sobre os problemas relacionados com a sua área de formação, e desenvolver outras habilidades, como se comunicar e trabalhar em equipe” explicou a professora da disciplina Tópicos Especiais de Engenharia Cátia Roxo.

Os 20 brinquedos lúdicos que foram criados durante as aulas serão doados, no início do segundo semestre, ao Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GAAC), já os 16 brinquedos com princípios de física e hidráulica serão destinados a Escola Madre Tereza, localizada no bairro Jaguari, na zona rural de São José dos Campos.

Dentre os brinquedos fabricados pelos universitários que serão doados no início do segundo semestre de 2017, estão o caça palavras que ajuda a enriquecer o vocabulário – o tabuleiro faz uso de formas geométricas e de cores formando um jogo mais versátil que chama atenção das crianças. O tabuleiro foi pensado para quatro crianças, mas nada impede, que se forme times/equipes (azul, amarelo, vermelho e verde), estimulando o convívio, a cooperação. Foram criados vários tipos de brinquedos, entre eles escavadeira com princípios de hidráulica, trem magnético, casa de boneca com luz e campainha, boliche com sílabas, estacionamentos com bobina, carrinho elétrico, dentre outros.

Além de entreter as crianças os brinquedos educativos e lúdicos, auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora, no raciocínio lógico, na capacidade de compreensão. Na brincadeira experimentam novas situações. O brincar ajuda a organizar as emoções, processar informações, construir autonomia de ação e muitas outras capacidades.

imagem_release_1007561

O tabuleiro é um dos brinquedos educativos desenvolvidos por alunos de Engenharia da ETEP Faculdades