pre-etep med-tec inscr
Ensino Médio - banner site 960x120

inscreva-se

Projetos

campeonatos11

FIRST

O ETEP Team #1382 – criada em 2004 é uma das poucas equipes brasileiras que participam do FIRST. A cada ano, cerca de 15 alunos entram no time, juntando-se a membros que já estavam na equipe. Aqueles que já se formaram, atuam como mentores, auxiliando os estudantes no desenho e construção do robô e na definição da estratégia.

Os novos membros da equipe são formados e selecionados pelo GERA (Grupo de Estudos de Robótica Avançada) criado em 2004 com o intuito de formar na escola uma comunidade de estudos sobre robótica, composta por alunos dos cursos técnicos da ETEP. O curso do GERA ocorre aos sábados e tem como objetivo trazer aos alunos conhecimentos sobre eletrônica, mecânica e programação específicos para a área da robótica e engenharia.

Demoiselle

O Demoiselle reúne estudantes das cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Gavião Peixoto e Botucatu. A proposta do evento é construir com material de baixo custo e com propulsão por meio de uma hélice e um elástico, um avião com estrutura capaz de suportar a força que o elástico, torcido por centenas de voltas da hélice, fará na mesma.

Para tanto os alunos participantes deverão trabalhar em equipe para pesquisar as melhores soluções e técnicas existentes além de promover vários testes. Na última edição da equipe da ETEP conquistou o segundo lugar por apresentar uma inovação muito elogiada pelos organizadores: FIO DE FIBRA DE CARBONO, feito a partir de uma manta de Fibra de Carbono, endurecida com cola, além de projeto e do design do avião.

<h2> Sobre a ETEP Faculdades </h2>

A ETEP Faculdades, com unidades nas cidades de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, pertence ao Grupo Cetec Educacional S.A. que contabiliza mais de 20 mil alunos.

Desde a sua idealização, em 1956, a ETEP forma com excelência profissionais para atender às demandas do mercado de trabalho. Em vista disso, a história da instituição foi marcada pela constante evolução acompanhando a evolução do Vale do Paraíba e com isto sempre ofereceu cursos alinhados com as necessidades da sociedade.

Faz parte dessa história a EEI – Escola de Engenharia Industrial, instituição fundada nos anos 60 e que deu origem aos primeiros cursos superiores da ETEP na área de Engenharia. A EEI foi por muito tempo reconhecida como instituição de referência no ensino de engenharia, tendo formado profissionais de destaque com atuação em grandes empresas do país. Nos anos 2000, a Escola foi incorporada definitivamente à marca ETEP, que manteve sua tradição e qualidade.