Nos a ETEP Faculdades, a experiência está presente desde o início do curso. Para consolidar a técnica, os alunos desenvolvem projetos, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Esses trabalhos proporcionam oportunidade de trabalhar em grupo, utilizar metodologias de projetos, aprender a definir responsabilidades, bem como fazer organograma e cronograma.

Devido à alta qualidade dos projetos desenvolvidos pelos alunos, eles têm sido premiados em eventos como a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, organizada pela USP) e a Feira do Jovem Empreendedor. No ensino médio, nossos alunos conquistaram inclusive o reconhecimento internacional da FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology).

 

Competição SAE Brasil Aerodesign


Organizada pela SAE Brasil – Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade, o projeto Aerodesign é uma competição de engenharia, da qual participam os estudantes dos cursos superiores da ETEP Faculdades. Ao longo do ano, sob a supervisão de professores, eles desenvolvem um projeto aeronáutico, com normas padrões predefinidos pela SAE.

O trabalho vai desde a concepção, até detalhamento, construção e testes do protótipo que é colocado à prova diante de outros trabalhos congêneres.

 

Carnaval – Nenê de Vila Matilde

Alunos de Engenharia da ETEP Faculdades foram responsáveis pelo Projeto Fábrica de Fantasias, que desenvolveu uma linha de produção de fantasias para o Carnaval 2013 da Nenê de Vila Matilde.

Após um período de planejamento e identificação das necessidades, a Fábrica de Fantasias foi colocada em prática. Toda a fabricação de fantasias foi feita internamente pela Nenê, sem contratação de terceiros, algo inédito para a escola. O grupo da faculdade ficou responsável por definir os melhores materiais, fazer as compras, garantir cumprimento de prazos e de orçamento estipulado.

 

Competição Baja SAE Brasil


Desde 2002, os alunos da ETEP Faculdades, participam dessa competição, cujo desafio é construir um veículo “off road” com motor e transmissão, padronizados pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade, para competir em evento prédefinido.

A cada ano, a equipe visa obter as melhores pontuações em três tarefas: apresentação do projeto do protótipo; testes estáticos do protótipo; teste dinâmico (competição de enduro em pista “off road”).

 

A FRC – FIRST Robotics Competition


Principal competição mundial de robótica estudantil, apoiada e patrocinada por empresas nacionais e multinacionais, é um dos projetos desenvolvidos pelos alunos da ETEP. Durante 6 semanas, o ETEP Team, time composto por alunos do ensino médio técnico, projetam e constroem um robô para cumprir o desafio anual proposto pela organização.

Desde 2004, ano em que a ETEP iniciou sua participação no FRC, o projeto tem obtido excelentes resultados nas finais nacionais e internacionais. Em 2013 veio a coração do trabalho, com a conquista do troféu Quality Award, por ter o melhor robô da competição, na fase mundial, realizada em Nova York.

Para conhecer mais sobre o ETEP Team, acesse: etepteam.com

 

Visitas a empresas e feiras técnicas

Permitir o contato com as tecnologias mais avançadas e promover a integração dos alunos com os ambientes do mercado de trabalho nos quais atuarão, são os objetivos deste projeto desenvolvido com os alunos dos quintos e sextos semestres do Cursos Técnicos. Entre as principais feiras visitadas, pelos jovens em companhia dos professores estão:

• MECÂNICA – Feira Internacional de Mecânica – São Paulo
• FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação – São Paulo
• FEIMAFE – Feira Internacional de máquinas ferramentas e sistemas integrados de manufatura – São Paulo
• Feira Internacional de Automação – São Paulo

 

FEBRACE

Participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que ocorre na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, é um estímulo a mais para os alunos da ETEP desenvolverem projetos criativos e inovadores em Ciências em Engenharia. Além disso, a participação nesse evento também proporciona aos estudantes se aproximar da realidade das melhores universidades brasileiras e interagir de maneira espontânea com professores dessas instituições.

Em vista disso, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos quintos e sextos semestres dos Cursos técnicos são inscritos, anualmente, na FEBRACE. Os selecionados pela comissão avaliadora.

 

Feira do jovem empreendedor JOSEENSE

A Feira do Jovem Empreendedor Joseense é um evento municipal cujo objetivo é incentivar a cultura empreendedora, principalmente junto ao público jovem, sedimentando. Nesse evento, que conta com a participação da ETEP desde a primeira edição, são apresentados projetos desenvolvidos por estudantes da cidade de São José dos Campos.

A cada ano, os melhores projetos de cada curso da Escola Técnica Professor Everardo Passos são levados para a exposição, proporcionando aos alunos a oportunidade de expor seus trabalhos, idéias e capacidade empreendedora.

 

LEGO LEAGUE – A FIRST LEGO

League International é um programa para estudantes de 10 a 15 anos que combina a robótica prática e interativa, ambientada numa atmosfera esportiva. Os times são compostos por equipes de dez jogadores, que devem focar a solução de problemas ligados ao mundo real por meio da criatividade e do pensamento analítico.

A cada ano, um novo desafio é revelado aos times do FLL International de todo o mundo. Participam dessa competição alunos dos primeiros e segundos semestres dos Cursos Técnicos, que devem montar um robô, a partir de um kit básico fornecido pela Lego.

Durante semanas, eles criam estratégias, programam, constroem, testam e refinam um robô totalmente autônomo capaz de completar as várias missões, usando a tecnologia do LEGO MINDSTORMS™.

Na preparação dos projetos e nas competições, eles desenvolvem valores como: respeito ao outro, trabalho em equipe, comportamento com cortesia; espírito de competição amigável e profissionalismo, além de adquirirem conhecimentos de robótica.

 

EXPOETEP

É a exposição de trabalhos práticos realizados por alunos dos terceiros e quartos semestres dos Cursos Técnicos, desenvolvidos durante todo o ano letivo. Cada turma que participa dessa exposição, conta com o apoio e a orientação de um professor, que fornece todo suporte na realização dos trabalhos.

Durante todo o ano letivo, os projetos são desenvolvidos em grupos e, mensalmente, são realizadas reuniões com o professor responsável pela turma e com os líderes de cada equipe para acompanhamento dos trabalhos. Os melhores projetos de cada curso são premiados. Durante a exposição, outras escolas públicas e particulares se organizam para visitação, ocorre uma divulgação na mídia e, consequentemente, junto às empresas da região.

Esse evento também promove uma maior integração entre a ETEP e as empresas, divulgando o perfil profissional em formação junto às companhias da região.

 

Torneio de Robótica da ETEP


Destinado a estimular os alunos dos primeiros e segundos semestres a adquirirem conhecimentos de robótica, o Torneio, promovido dentro da EXPOETEP, auxilia na integração entre os cursos técnicos oferecidos pela ETEP, no desenvolvimento de visão global e de conhecimentos tecnológicos nos alunos.
Para participar as equipes, compostas por estudantes dos cursos de mecânica, eletrônica, informática e mecatrônica e web design, são desafiadas a usar toda a sua criatividade, para criar robôs com materiais reciclados.