Um grupo de estudantes da ETEP Faculdades conquistaram a oportunidade de trabalhar para transformar o seu trabalho de conclusão de curso em empresas e começar suas carreiras de empreendedores. Eles são os autores dos três trabalhos foram selecionados, entre os 25 melhores projetos que participaram do EmpreendETEP, um torneio interno de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que visa estimular o lado empreendedor dos participantes e fortalecer a ideia elaborada pelos alunos.

Para vencer a competição e conquistar uma pré-incubação no Parque Tecnológico de São José dos Campos, além de curso, mentoria e consultoria para que possam aprimorar o projeto, visando sua inserção no mercado, eles passaram por uma seleção realizada por uma banca examinadora e a participação em um ciclo de workshops e palestras mercadológica, nas quais puderam desenvolver suas ideias antes de participar de uma nova seleção.

“Esse concurso foi uma oportunidade muito interessante tanto para fazer com que nosso projeto ganhasse consistência, quanto para nos dar a oportunidade de desenvolvê-lo como um negócio que pode ser viável. Nossas ideias foram amadurecendo muito durante os workshops”, afirma o aluno de engenharia de produção Mário Henrique Esteves de Toledo, um dos responsáveis pelo V-Lab, Education, uma plataforma educacional que atrela teoria e prática através da realidade virtual, aumenta ainda mais a absorção do conhecimento por parte dos alunos, que foi a primeira colocada no EmpreendETEP.

Além deste projeto foram selecionados também os trabalhos Desenvolvimento de um plano de negócios para abertura de uma agência de turismo para estrangeiros; e Sistema interativo para gestão de treinos e atividades de alunos em academia.

Sobre o EmpreendETEP – esta já está a segunda edição da competição que é idealizada pelo Núcleo de Projetos, Empreendedorismo e Inovação da faculdade (NPEIETEP). Segundo a professora Mariana Oliveira e os próprios alunos, que participam ativamente da construção do evento. “O desenvolvimento de competências empreendedoras já é uma premissa recorrente em diversos projetos do NPEIETEP. O EmpreendETEP, em especial, demonstra como as inovações promovidas pela instituição podem extrapolar os limites do mundo acadêmico e auxiliar o aluno na sua inserção no mercado dos negócios e em sua carreira”, ressalta a profa.

Trabalhos Vencedores

1 º Lugar – V-Lab – Realidade Virtual para Ensino.

2 º Lugar – Desenvolvimento de um plano de negócios para abertura de uma agência de turismo para estrangeiros.

3 º Lugar – Sistema interativo para gestão de treinos e atividades de alunos em academia.