Sobre o dispositivo de transferência hidráulico

Alunos do curso técnico profissionalizante de Mecânica da Escola de Tecnologia e Educação Profissional (ETEP) criaram como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um protótipo do dispositivo de transferência hidráulico, que visa reduzir esforço para profissionais de saúde, além de ser um facilitador para os portadores de necessidades especiais, pessoas com limitação de locomoção ou idosos.

O objetivo do protótipo

O protótipo é um dispositivo desenvolvido para facilitar a locomoção de pessoas com limitação de movimentos, cuja função é de fazer a transferência de pessoas entre a cama para uma cadeira de rodas e vice e versa, ou fazer a transição da cadeira de rodas para o carro, a capacidade máxima é de 100 quilos.

“Através desse dispositivo é possível proporcionar conforto e segurança para o paciente e o operador do dispositivo. Desta forma, evita-se acidentes, além de melhorar o grau de independência funcional para pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com necessidades especiais”, explica o técnico em Mecânica, Eliezer Rodrigues.

A Instituição trabalha com projetos práticos

Segundo a diretora do Colégio Técnico da ETEP, Claudia Aparecida Moreira Guedes, a instituição trabalha com projetos práticos, como esse, para que os profissionais que concluem os cursos técnicos possam se inserir rapidamente no mercado de trabalho.

“Esses cursos profissionalizantes suprem uma demanda por mão de obra especializada e qualificada, assim, os estudantes têm um diferencial competitivo e acabam se inserindo mais rapidamente no mercado de trabalho”, explica Claudia.

Sobre a ETEP

A ETEP Faculdades, com unidades nas cidades de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, pertence ao Grupo Cetec Educacional S.A. que contabiliza mais de 20 mil alunos.

Desde a sua idealização, em 1956, a ETEP forma com excelência profissionais para atender às demandas do mercado de trabalho. Em vista disso, a história da instituição foi marcada pela constante evolução acompanhando a evolução do Vale do Paraíba e com isto sempre ofereceu cursos alinhados com as necessidades da sociedade.

Atualmente, a ETEP Faculdades oferece cursos de graduação (tradicionais e bacharelados), pós-graduação, técnicos. Além disso, a Escola Técnica Everardo Passos oferece o médio técnico e o pré-ETEP, modalidades para alunos de ensino médio.

Inscreva-se>> vestibularetep.qualcurso.com