SOBRE O CURSO
O Bacharelado em Engenharia da Computação, prepara o profissional para realizar integrações de hardware e software utilizando as mais diversas linguagens de programação. Realiza desenvolvimento de aplicativos, circuitos lógicos, organização de computadores, engenharia de software, teste de software, redes de computadores, segurança da informação, concepção e idealização de jogos digitais, banco de dados, inteligência artificial, entre outros.
Para melhor aproveitamento do curso são contabilizadas como horas complementares a participação nos eventos acadêmicos da instituição, como a Semana de Gestão, Tecnologia e Inovação (SGTI) e a Expo ETEP, tradicional feira de projetos inovadores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba onde são apresentados projetos construídos nas disciplinas ao longo do semestre, além da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso. Os eventos são abertos ao público em geral.
ENCONTROS
Presencial: 3 dias de aula + Projeto
FLEX: 2 encontros semanais + 1 Projeto
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho busca por profissionais capazes de projetar soluções em tecnologia da informação, identificando problemas e oportunidades, criando protótipos, validando novas tecnologias e projetando aplicativos em linguagem de baixo, médio e alto nível. Implementam soluções em tecnologia da informação, gerenciam ambientes operacionais, elaboram documentação, fornecem suporte técnico e organizam treinamentos a usuários.
Solucionar problemas da vida real usando a computação. Para ser um bom profissional na área é preciso ter curiosidade, facilidade para resolver problemas, gostar de tecnologia, ter criatividade e sólidos conhecimentos em Ciências Exatas. Outra característica importante para o profissional de Engenharia de Computação é saber inglês. Isso porque a maioria das linguagens de programação são escritas neste idioma, assim como boa parte da literatura da área (pesquisas, manuais, projetos).
GRADE CURRICULAR
MÓDULO I – FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA Desafios da Engenharia Tecnologia da Informação Pensamento Critico e Comunicação Desenho Técnico Matemática Aplicada Meio Ambiente e Sustentabilidade Projeto Multidisciplinar Introdução à Engenharia |
MÓDULO II – NÚCLEO CIENTÍFICO Cálculo Diferencial Geometria Analítica e Álgebra Linear Ambiente Legal de Negócios Física Geral e Experimental: Movimento Química Geral e Tecnológica Gestão de Projetos Projeto Multidisciplinar – Núcleo Científico |
MÓDULO III – BASES FUNDAMENTAIS |
MÓDULO IV – TÓPICOS ESSENCIAIS PARA ENGENHARIA |
MÓDULO V – CIRCUITOS E SISTEMAS ANALÓGICOS E DIGITAIS |
MÓDULO VI – DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS |
MÓDULO VII – ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS |
MÓDULO VIII – APLICAÇÃO MOBILE |
MÓDULO IX – ENGENHARIA DE SOFTWARE |
MÓDULO X – PROJETO FINAL
|