SOBRE O CURSO
O curso de pós-graduação em Educação Infantil e suas Múltiplas Linguagens, dedica-se às discussões que vêm sendo encaminhadas por vários pesquisadores de diferentes partes do mundo: a presença da Arte como direito das crianças.
O Grupo CETEC Educacional, mantenedor dos centros universitários ETEP e UNIBTA, atua em parceria o com Grupo Educacional Campos Salles para oferecer Programas de Pós-graduação lato sensu na modalidade a distância, com atividades de aprendizagem com efetiva interação no processo educacional.
Somado ao seu corpo docente altamente qualificado, o Grupo dispõe de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com materiais educacionais, recursos e tecnologias apropriadas que permitem desenvolver a cooperação entre tutores, alunos e professores, facilitando a reflexão sobre o conteúdo das atividades e metodologias propostas.
MERCADO DE TRABALHO
O curso de pós-graduação em Educação Infantil e suas Múltiplas Linguagens, dedica-se às discussões que vêm sendo encaminhadas por vários pesquisadores de diferentes partes do mundo: a presença da Arte como direito das crianças.
Enfatizando o modernismo brasileiro e sua influência e/ou colaboração na reoxigenação de metodologias de pesquisas sobre a infância – e, consequentemente, na construção de olhares que considerem suas especificidades quanto às criações das crianças e suas diferentes linguagens -, as obras de artistas modernistas, com seus desenhos, engenhocas, teatros e livros tridimensionais, ganham destaque e uma discussão mais aprofundada sobre a presença da criança como alguém que guiará os olhares dos adultos, conduzindo-os a aprendizagens no campo da prática artística livre.
Em face disso, este curso pretende contribuir para a reflexão sobre as múltiplas linguagens utilizadas como recursos didáticos e pedagógicos na área da Educação Infantil, a fim de auxiliar na construção social do conhecimento da criança e também para a elaboração de sequências didáticas que utilizem a pluralidade de formas de linguagem para uma aquisição de novos saberes na Educação Infantil.
OBJETIVOS
- Refletir sobre as múltiplas linguagens utilizadas como recursos didáticos e pedagógicos na área da Educação Infantil;
- Entender a construção social do conhecimento da criança;
- instrumentalizar o professor para elaborar sequências didáticas, utilizando a pluralidade de formas de linguagem, para aquisição de novos saberes na Educação Infantil.
GRADE CURRICULAR
- História da Educação
- Filosofia da Educação
- Educação, Cultura e Sociedade
- Didática e Metodologia do Ensino Superior
- Cuidado e Educação: A Criança como Sujeito do Cuidado
- História da Infância e Multiculturalismo
- Brincar e Interagir na Educação Infantil
- Imaginário infantil
- Criança, Identidade e Culturas Infantis