SOBRE O CURSO
O curso de pós-graduação docente em Metodologia do Ensino de História e Geografia proporciona ao educador múltiplos conhecimentos e habilidades para que ele lecione de forma eficiente as disciplinas de história e geografia em qualquer instituição de ensino de qualquer nível escolar.
A demanda por educadores especializados nas disciplinas de História e Geografia tem aumentado pela necessidade do preenchimento de vagas em instituições de ensino privadas e públicas. Por isso, o curso foi organizado para proporcionar fundamentos teóricos e práticos sem deixar de considerar as especificidades de cada área.
O Grupo CETEC Educacional, mantenedor dos centros universitários ETEP e UNIBTA, atua em parceria o com Grupo Educacional Campos Salles para oferecer Programas de Pós-graduação lato sensu na modalidade a distância, com atividades de aprendizagem com efetiva interação no processo educacional.
Somado ao seu corpo docente altamente qualificado, o Grupo dispõe de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com materiais educacionais, recursos e tecnologias apropriadas que permitem desenvolver a cooperação entre tutores, alunos e professores, facilitando a reflexão sobre o conteúdo das atividades e metodologias propostas.
MERCADO DE TRABALHO
O curso de pós-graduação em Docência E Prática de Ensino em História e Geografia, é voltado para professores do ensino fundamental (séries iniciais) e pretende rediscutir os desafios que se impõem à prática docente em relação ao desenvolvimento da competência Leitora e Escritora de seus alunos em fase de alfabetização, sejam estes, crianças, jovens ou adultos. Para isto, o curso se coloca como facilitador para revisitar e reconstruir os saberes profissionais, em relação à aquisição da leitura e da escrita do ponto de vista metalinguístico e epilinguístico.
Este curso aborda fundamentos teóricos e metodológicos do processo de alfabetização, compreendendo o Letramento como parte fundamental, discutindo aspectos da prática docente, na pretensão de instrumentalizar o professor a planejar, desenvolver e avaliar situações didáticas competentes para a construção do conhecimento Linguístico junto aos seus alunos em fase de alfabetização.
Dada a importância substancial de formação de cidadãos da cultura letrada em nosso país, este curso torna-se de suma importância para a formação continuada dos professores do Ensino Fundamental (séries iniciais).
OBJETIVOS
- Contribuir para o desenvolvimento profissional de professores do Ensino Fundamental (séries iniciais), na área de Língua Portuguesa, ao que se refere à alfabetização e ao letramento, através de fundamentação teórica;
- Instrumentalizar o Professor do Ensino Fundamental (Séries iniciais) para a elaboração de situações didáticas significativas e eficazes para o processo de aquisição da competência Leitora e Escritora, com ênfase no Letramento, para crianças, jovens ou adultos.
GRADE CURRICULAR
- História da Educação
- Filosofia da Educação
- Educação, Cultura e Sociedade
- Didática e Metodologia do Ensino Superior
- Fundamentos Epistemológicos da História e Geografia
- Formação Docente para a Diversidade
- Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História
- Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia
- Antropologia Cultural