SOBRE O CURSO
O curso de pós-graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais, se destina a atender às crescentes verticalizações de acesso nas diferentes entidades da sociedade civil e política, que caminham em busca de ações político-pedagógicas no ensino regular, buscando contemplar uma leitura mais humanizada, coerente e justa sobre a presença negra em nosso país.
O Grupo CETEC Educacional, mantenedor dos centros universitários ETEP e UNIBTA, atua em parceria o com Grupo Educacional Campos Salles para oferecer Programas de Pós-graduação lato sensu na modalidade a distância, com atividades de aprendizagem com efetiva interação no processo educacional.
Somado ao seu corpo docente altamente qualificado, o Grupo dispõe de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com materiais educacionais, recursos e tecnologias apropriadas que permitem desenvolver a cooperação entre tutores, alunos e professores, facilitando a reflexão sobre o conteúdo das atividades e metodologias propostas.
MERCADO DE TRABALHO
O curso de pós-graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais, se destina a atender às crescentes verticalizações de acesso nas diferentes entidades da sociedade civil e política, que caminham em busca de ações político-pedagógicas no ensino regular, buscando contemplar uma leitura mais humanizada, coerente e justa sobre a presença negra em nosso país.
Essa leitura se abre a partir da presença étnico-racial, que move uma grande mudança social da qual tem, como ponto de partida, a educação que, como pressuposto, reconhece e compreende a sua contribuição para a formação do povo brasileiro.
Em face disso, o curso pretende contribuir em fomentar um aprofundamento técnico-acadêmico ao alunado, que atenda às necessidades que surgiram, sobretudo, com a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, da qual tornou obrigatório o ensino sobre a cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de níveis Fundamental e Médio.
Desta forma, este Programa de Pós-Graduação se dedica a mobilizar as instituições de ensino, através de seus docentes e gestores, no desenvolvimento das condições de atender as premissas da legislação vigente e proporcionar ao seu alunado, e a comunidade social participativa da vida escolar, conteúdos adequados que realcem as influências africanas presentes em cada um de nós, e que levem os alunos a respeitarem e a valorizarem a diversidade presente no ambiente escolar.
OBJETIVOS
- Fomentar um aprofundamento técnico-acadêmico ao alunado, que atenda às necessidades que surgiram, sobretudo, com a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, da qual tornou obrigatório o ensino sobre a cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de níveis Fundamental e Médio.
GRADE CURRICULAR
- História da Educação
- Filosofia da Educação
- Educação, Cultura e Sociedade
- Didática e Metodologia do Ensino Superior
- Relações Étnico-Raciais: Conceitos Básicos, Identidade e Autoidentificação Étnico-Racial
- Filosofia, Literatura e Arte Africana e Afro-Brasileira
- Relações Étnico-Raciais em Espaços de Educação e Formação Docente
- Relações Étnico-Raciais: Conceitos Básicos, Identidade e Autoidentificação Étnico-Racial
- Legislação, Diretrizes Curriculares e Ações Afirmativas para a Educação das Relações Étnico-Raciais