SOBRE O CURSO
O Curso EAD de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática é oferecido aos profissionais da educação que atuam no Ensino da Matemática, apresentando uma atualização através da reflexão sobre a aplicação dos conteúdos e construção de conhecimentos. Com este conhecimento, serão especializados no ensino de uma Matemática viva, que evolui com o estudante de forma que se sinta seguro para desenvolver os próprios instrumentos para trabalhar com a matemática dentro da sua realidade.
O Grupo CETEC Educacional, mantenedor dos centros universitários ETEP e UNIBTA, atua em parceria o com Grupo Educacional Campos Salles para oferecer Programas de Pós-graduação lato sensu na modalidade a distância, com atividades de aprendizagem com efetiva interação no processo educacional.
Somado ao seu corpo docente altamente qualificado, o Grupo dispõe de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com materiais educacionais, recursos e tecnologias apropriadas que permitem desenvolver a cooperação entre tutores, alunos e professores, facilitando a reflexão sobre o conteúdo das atividades e metodologias propostas.
MERCADO DE TRABALHO
O curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino Da Matemática, é voltado para professores do ensino fundamental (séries iniciais) e pretende rediscutir os desafios que se impõem à prática docente em relação ao desenvolvimento da competência Leitora e Escritora de seus alunos em fase de alfabetização, sejam estes, crianças, jovens ou adultos. Para isto, o curso se coloca como facilitador para revisitar e reconstruir os saberes profissionais, em relação à aquisição da leitura e da escrita do ponto de vista metalinguístico e epilinguístico.
Este curso aborda fundamentos teóricos e metodológicos do processo de alfabetização, compreendendo o Letramento como parte fundamental, discutindo aspectos da prática docente, na pretensão de instrumentalizar o professor a planejar, desenvolver e avaliar situações didáticas competentes para a construção do conhecimento Linguístico junto aos seus alunos em fase de alfabetização.
Dada a importância substancial de formação de cidadãos da cultura letrada em nosso país, este curso torna-se de suma importância para a formação continuada dos professores do Ensino Fundamental (séries iniciais).
OBJETIVOS
- Contribuir para o desenvolvimento profissional de professores do Ensino Fundamental (séries iniciais), na área de Língua Portuguesa, ao que se refere à alfabetização e ao letramento, através de fundamentação teórica;
- Instrumentalizar o Professor do Ensino Fundamental (Séries iniciais) para a elaboração de situações didáticas significativas e eficazes para o processo de aquisição da competência Leitora e Escritora, com ênfase no Letramento, para crianças, jovens ou adultos.
GRADE CURRICULAR
- História da Educação
- Filosofia da Educação
- Educação, Cultura e Sociedade
- Didática e Metodologia do Ensino Superior
- Metodologias do ensino da Matemática para Fundamental e Médio
- Saberes Matemáticos e Outros Campos do Saber
- Ensinando Matemática na era dos padrões curriculares NCTM
- Tendências e Tecnologias em Educação Matemática
- Ensino da Matemática na BNCC