LEGO LEAGUE – A FIRST LEGO

League International é um programa para estudantes de 10 a 15 anos que combina a robótica prática e interativa, ambientada numa atmosfera esportiva. Os times são compostos por equipes de dez jogadores, que devem focar a solução de problemas ligados ao mundo real por meio da criatividade e do pensamento analítico.

A cada ano, um novo desafio é revelado aos times do FLL International de todo o mundo. Participam dessa competição alunos dos primeiros e segundos semestres dos Cursos Técnicos, que devem montar um robô, a partir de um kit básico fornecido pela Lego.

Durante semanas, eles criam estratégias, programam, constroem, testam e refinam um robô totalmente autônomo capaz de completar as várias missões, usando a tecnologia do LEGO MINDSTORMS™.

Na preparação dos projetos e nas competições, eles desenvolvem valores como: respeito ao outro, trabalho em equipe, comportamento com cortesia; espírito de competição amigável e profissionalismo, além de adquirirem conhecimentos de robótica.

A FRC – FIRST Robotics Competition

Principal competição mundial de robótica estudantil, apoiada e patrocinada por empresas nacionais e multinacionais, é um dos projetos desenvolvidos pelos alunos da ETEP. Durante 6 semanas, o ETEP Team, time composto por alunos do ensino médio técnico, projetam e constroem um robô para cumprir o desafio anual proposto pela organização.

Desde 2004, ano em que a ETEP iniciou sua participação no FRC, o projeto tem obtido excelentes resultados nas finais nacionais e internacionais. Em 2013 veio a condecoração do trabalho, com a conquista do troféu Quality Award, por ter o melhor robô da competição, na fase mundial, realizada em Nova York.

EXPOETEP

É a exposição de trabalhos práticos realizados por alunos dos terceiros e quartos semestres dos Cursos Técnicos, desenvolvidos durante todo o ano letivo. Cada turma que participa dessa exposição, conta com o apoio e a orientação de um professor, que fornece todo suporte na realização dos trabalhos.

Durante todo o ano letivo, os projetos são desenvolvidos em grupos e, mensalmente, são realizadas reuniões com o professor responsável pela turma e com os líderes de cada equipe para acompanhamento dos trabalhos. Os melhores projetos de cada curso são premiados. Durante a exposição, outras escolas públicas e particulares se organizam para visitação, ocorre uma divulgação na mídia e, consequentemente, junto às empresas da região.

Esse evento também promove uma maior integração entre a ETEP e as empresas, divulgando o perfil profissional em formação junto às companhias da região.